Translate

domingo, 4 de dezembro de 2011

CANAL DA MANCHA - PARIS X LONDRES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Canal da Mancha é um braço de mar que é parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o Mar do Norte ao Atlântico.


 EUROTÚNEL  - DOVER(Ingraterra) x COLAIS(França)

O canal tem aproximadamente 563 km de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km
Seu ponto mais estreito (o estreito de Dover) tem apenas 33 km.



Fonte: Wikipedia - Enciclopédia livre



A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabal que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².


Neste ponto mais estreito do Canal, é comum aventureiros de diversas nacionalidades tentarem fazer a travessia do canal a nado, inclusive com algumas tentativas resultando em morte, como foi o caso da brasileira Renata Agondi. A profundidade do Canal da Mancha varia de 120m na porção ocidental até 45m na oriental.
A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo, com mais de 250 navios por dia. A essa circulação intensa há que somar a dos ferries que ligam a França à Grã-Bretanha por via marítima. Atualmente, o Eurotúnel constitui uma excelente e rápida alternativa de viagem.

.
Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos. 

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

Veja a localização do canal no google mapa


Veja também postagens anteriores

A piscina no 55º andar em um prédio em Cingapura

Quase 5 mil aviões em base aérea nos Estados Unidos

A ponte mais alta do mundo na França







Nenhum comentário:

Postar um comentário