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terça-feira, 22 de novembro de 2011

Radiotelescópios do Atacama - Alma - Clile

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... A construção do mais ambicioso projeto global de astronomia, o Grande Conjunto de Radiotelescópios do Atacama (ALMA, na sigla em inglês), localizado numa das áreas mais desertas do planeta, no norte do Chile, representa um desafio sem precedentes para astrônomos e engenheiros. Os astrônomos de todo o mundo utilizarão o ALMA para esquadrinhar os segredos escondidos nas áreas do Universo onde até agora a ciência e a curiosidade humanas não conseguiram chegar.


Coordenadas das antenas: 23° 01' 41.05" S  67° 45' 17.71" W 

38 km de deslocamento - 2.900 a 5.100 metros acima do nível do mar


O lugar escolhido para a sua construção, a Planície de Chajnantor, a 5.100 metros de altura, no meio do Deserto do Atacama e a 1.700 km ao norte de Santiago, é inóspito e tem uma atmosfera tão nítida quanto a do Pólo Sul. Chajnantor, o lugar mais alto escolhido para sediar um observatório astronômico, oferece céus excepcionalmente secos e claros, ideais para que as 64 antenas da ALMA captem as ondas emitidas pelos corpos celestes mais antigos do Universo.


As pessoas não são as únicas a terem dificuldades com a altura. Alguns equipamentos não suportam a pressão e têm de ser operados à distância, por outros situados numa altura mais baixa. No meio do deserto mais árido do mundo, não existia nada e os recursos não estavam tão disponíveis quanto numa cidade. Nesse cenário, uma mega-construção encontra dificuldades pois enfrenta complexos desafios como o fornecimento de eletricidade, água, comunicações e segurança para as equipes. "É uma obra de grande complexidade", disse àAFP um dos construtores chefes do projeto, o engenheiro chileno Eduardo Donoso.


"Tivemos de levantar tudo a partir do nada", acrescentou, fazendo uma pausa nas incessantes jornadas de trabalho no acampamento base localizado numa região a cerca de 38 km do lugar onde ficarão as antenas. A participação de três distintas organizações científicas, dos Estados Unidos, Japão e Europa, é outro elemento de complexidade, especialmente nos trabalhos de coordenação das tarefas de construção.


O ALMA é o primeiro projeto global de astronomia, do qual participam os consórcios Associated Universities Incorporated (AUI), dos Estados Unidos, e o Observatório Europeu Austral (ESO), integrado por 11 países. "A construção do observatório é um dos projetos científicos mais importantes", comentou por sua vez o engenheiro alemão Jorg Eschwey.


Um enorme caminhão de cerca de 120 toneladas, especialmente desenhado para transportar as antenas, já está sendo construído na Alemanha.


Do ponto de vista científico, o conjunto de antenas deve significar uma importante contribuição na tentativa de encontrar uma resposta sobre a formação do Universo.


A capacidade de observação através de ondas submilimétricas lhe dá vantagens sobre os telescópios óticos baseados em espelhos que captam feixes de luz. Espera-se que as antenas alcancem, em sua máxima potência, uma resolução 10 vezes superior à do telescópio espacial Hubble. "Será um olho gigante, único por seu potencial para receber dados sobre o nascimento do Universo", disse à AFP William Garnier, relações públicas do Observatório Europeu Austral.

Veja a localização exata no mapa do Google ba base de operação das antenas

Veja também:

Radiotelescópio de Arecibo - Porto Rico

A Ponte Mais Alta do mundo 

Um rio que fica por cima de outro rio

domingo, 20 de novembro de 2011

PALM ISLANDS - DUBAI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... A Palm Islands (em árabe جزر النخيل) são ilhas artificiais em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos sobre os quais grandes obras de infra-estruturas comerciais e residenciais serão construídas.



Fonte: wikipedia - Enciclopédia livre


 As ilhas são os maiores projetos de saneamento em todo o mundo e terá como resultado as maiores ilhas artificiais do mundo. Elas estão sendo construídas pela Nakheel Properties, uma incorporadora de imóveis nos Emirados Árabes Unidos, que contratou o empreiteiro holandês Van Oord para dragagem marinha, um dos especialistas do mundo na recuperação de terras. As ilhas são a Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e da Palm Deira.


As ilhas foram comissionados pelo Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a fim de aumentar o turismo Dubai. Cada assentamento será no formato de três palmeiras, encimado com uma crescente, e vai ter um grande número de edifícios residenciais, centros de entretenimento e lazer. As ilhas Palm estão situadas ao largo da costa dos Emirados Árabes Unidos, no Golfo Pérsico e vai acrescentar 520 km de praias para a cidade de Dubai.


As primeiras duas ilhas será composta de aproximadamente 100 milhões de metros cúbicos de rochas e areia. Palm Deira será composta de aproximadamente 1 bilhão de metros cúbicos de rochas e areia. Todos os materiais serão importados dos EAU. Entre as três ilhas haverá mais de 100 hotéis de luxo, residencial exclusivo de praia ao lado vilas e apartamentos, marinas, parques de diversão, restaurantes, shoppings, centros esportivos e de spas.


A criação da Palm Jumeirah começou em junho de 2001. Pouco depois, a Palm Jebel Ali foi anunciado e o trabalho começou a recuperação. A Palm Deira, que está prevista para ter uma superfície total de 46,35 milhões de metros quadrados e que o dono da obra, a Nakheel, alega-se de uma superfície maior que a de Paris, em 2003 iniciou o desenvolvimento. A construção estará concluída nos próximos 10-15 anos.


Veja no mapa do Google a localização exata

sábado, 19 de novembro de 2011

Ponte mais alta do mundo - França

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O Viaduto de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França.




Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de veículos do mundo, com 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.


A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. Muitos turistas indo para o sul da França e/ou Espanha seguem esta rota por ser direta e sem pedágio, exceto o da própria ponte.
O grupo Eiffage opera um pedágio na ponte, para se ressarcir dos custos da construção, segundo contrato com o governo, que dá a companhia direitos de portagem por 75 anos.


O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.


Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.


O viaduto tem aproximadamente o dobro da altura do viaduto Europabrücke, na Áustria, o mais alto até então. O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, com 267m sobre o rio New. A Ponte Royal Gorge, no Colorado, tem uma plataforma com 321 m sobre o rio Arkansas, mas é só para pedestres.


 Esta imagem foi obtida pelo street view que já esteve por lá fotografando

ou

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Radiotelescópio de Arecibo - Porto Rico

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O Radiotelescópio de Arecibo é o maior radiotelescópio fixo do mundo, e localiza-se em Arecibo, Porto Rico.
Sua antena parabólica gigante tem 305 metros de diâmetro e foi construída originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto, para estudar a ionosfera terrestre. Ele é operado pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos da América e é atualmente a principal ferramenta na busca de vida extraterrestre, através do projecto SETI@home.

Para esses estudos, um radar poderoso é ligado e a resposta da ionosfera é medida. Uma grande antena é necessária porque somente uma pequena fração da energia do radar é espalhada de volta e retorna à antena para ser medida.

Atualmente, somente um terço do tempo do telescópio é utilizado para estudos ionosféricos; outro terço é dedicado às galáxias e o terço restante está reservado para a astronomia dos pulsares.

O radiotelescópio de Arecibo é claramente o preferido quando se trata de observar novos pulsares, pois seu tamanho gigantesco torna as buscas mais sensíveis e permite que os astrônomos descubram pulsares ainda não detectados, com intensidade muito tênue para serem avistados com telescópios menores.


O tamanho gigante do telescópio, entretanto, também tem suas desvantagens. Por exemplo, a antena é muito grande para ser orientada em diversas posições e deve permanecer fixa sobre o solo.

Como resultado, podemos visualizar somente a área do céu localizada diretamente sobre ele, sempre ao longo do caminho da rotação terrestre. Esse fato faz com que Arecibo acesse uma porcentagem relativamente pequena do céu. Em comparação, a maior parte dos outros telescópios pode observar de 75% a 90% do céu.


Localização exata no Google Earth -  e veja mais fotos do Telescópio

O Radiotelescópio de Arecibo foi usado nas filmagens de 007 Contra Goldeneye.




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

RIO SÃO FRANCISCO

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O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul.
 Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra no município de São Roque de Minas, Minas Gerais encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a errônea chamada nascente histórica.


O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atingindo 2 830 km de extensão. Seu nome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.



Fonte Wikipedia - Enciclopédia livre



Nos Brasileiros também temos o nosso cânyon, muito desconhecido por todos.
Veja no link  mais fotos desta beleza  Google Panorâmico


Veja a localização no mapa do Google da Região onde temos a Usina Hidrelétrica de Xingó localizada à 6 km da cidade deCaníndé de São Francisco em Sergipe,e a 12 km de Piranhas estado de Alagoas.

E mais sobre a transposição do Rio São Francisco

"Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TERRA A VISTA: Os aeroportos mais movimentados de 2011

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Os aeroportos mais movimentados de 2011

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Ao longo dos anos, o pessoal da Google Sightseeing tem continuamente produzido excelente conteúdo. Eles tendem a usar o Google Maps para seus pontos de vista, por isso sempre gosto de ver como suas localizações olhar no Google Earth também. No ano passado ou assim, nós mostramos-lhe alguns dos seus itens, como o conjunto de "Wipeout" e explorar os desertos .

Sua última característica cobre o Top 5 aeroportos mais movimentados de 2011 . Vivendo em Atlanta, sede do mais movimentado aeroporto do mundo, estes tipos de histórias sempre me interessam. Os números mostrados abaixo são o número total de passageiros de janeiro a maio de 2011. Vamos começar a lista.

5. Los Angeleas International Airport (LAX) - 24230832 - KML

lax.jpg

4. O'Hare International Airport (ORD) - 25986415 - KML

ohare.jpg

3. London Heathrow Airport (LHR) - 26733585 - KML

lhr.jpg

2. Beijing Capital International Airport (PEK) - 31080482 - KML

pek.jpg

1. Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (ATL) - 36548629 - KML

atl.jpg

Outra imagem pura do Aeroporto de Atlanta vem o pessoal da Trendsmap . Eles capturaram todos os tweets geo-localizados na área de Atlanta ao longo de um ano, então plotados-los contra um fundo escuro. O resultado é bem legal, como você pode ver claramente os diferentes terminais do aeroporto, que são conectados por túneis subterrâneos. ( detalhes no Flickr )

atl-twitter.jpg

Para outros aeroportos interessantes no Google Earth, confira os mais assustadores aeroportos no Caribe , ou talvez de lazer incrível Peter Olsen dos 1.977 desastres Aeroporto Tenerife .

Qual é o seu aeroporto favorito em Google Earth?

quarta-feira, 30 de março de 2011

JAPÃO - SEM PALAVRAS

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Foto da cidade de Sendai - Japão antes  e depois do tsunami



Ver no mapa do google - Sendai

Fotos da cidade Natori - antes de depois do tsunami


Ver no mapa Google - Nartori

Fotos da cidade de Yuriage - Antes e depois do Tsunami

Ver no mapa do google - Yuriage

Fotos da cidade de Ishinomaki - antes e depois do tsunami



Ver no mapa do google - Ishinomaki