Translate

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Tina Turner: a lenda do rock'n'roll que inspirou gerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tina Turner, a cantora americana que foi chamada de "Rainha do Rock'n'Roll", morreu aos 83 anos após uma longa doença. Ela faleceu pacificamente em sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça, segundo seu publicista Bernard Doherty.


Coordenada da cidade onde nasceu: 35°35'26.0"N 89°15'39.0"W

Turner foi uma das maiores artistas da história da música, conhecida por sucessos como What's Love Got to Do with It e (Simply) The Best. Ela começou sua carreira nos anos 1950, durante os primeiros anos do rock and roll, e se transformou em um fenômeno pop nos anos 1980, com o álbum Private Dancer.

Turner afirmou e ampliou a participação das mulheres negras no rock'n'roll, definindo essa era da música a ponto de Mick Jagger admitir que se inspirou em suas performances ao vivo energéticas e cheias de gingado para seu persona no palco. Depois de duas décadas de trabalhar com seu marido abusivo, Ike Turner, ela se lançou sozinha e - depois de algumas tentativas frustradas - se tornou uma das ícones pop dos anos 1980³.

Sua vida foi contada em três biografias, um filme biográfico, um musical e, em 2021, no aclamado documentário Tina. Em um comunicado na noite de quarta-feira, seu publicista Bernard Doherty disse: "Tina Turner, a 'Rainha do Rock'n Roll' morreu pacificamente hoje aos 83 anos após uma longa doença em sua casa em Kusnacht perto de Zurique, na Suíça. Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um modelo a seguir."¹

Turner sofreu problemas de saúde nos últimos anos, sendo diagnosticada com câncer intestinal em 2016 e tendo um transplante de rim em 2017. Ela deixou uma comunidade rural pobre e um relacionamento abusivo para se tornar uma das maiores artistas de todos os tempos.

Turner foi sincera sobre o abuso que sofreu de seu ex-marido durante sua parceria marital e musical nos anos 1960 e 1970. Ela descreveu olhos machucados, lábios estourados, uma mandíbula quebrada e outras lesões que a enviaram repetidamente para a sala de emergência.

"A história de Tina não é uma de vitimização, mas uma de triunfo incrível", escreveu a cantora Janet Jackson sobre Turner, em uma edição da Rolling Stone que colocou Turner no número 63 em uma lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos³.

Turner foi uma inspiração para milhões de fãs ao redor do mundo com sua voz poderosa, sua presença magnética e sua coragem inabalável. Ela será lembrada como uma das maiores estrelas do rock'n'roll de todos os tempos.


2 comentários: