Translate

quarta-feira, 24 de maio de 2023

A estrada da morte na Bolívia: uma aventura entre a vida e a morte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você já imaginou percorrer uma estrada de terra estreita, cheia de curvas, penhascos e cachoeiras, onde qualquer deslize pode ser fatal? Essa é a experiência de quem se aventura pela chamada **estrada da morte na Bolívia**, uma das rotas mais perigosas e fascinantes do mundo.

Coordenadas: 16°16'15.9"S 67°47'11.5"W

Veja Imagens do Street View

A estrada da morte, ou **Camino de los Yungas**, liga a capital La Paz à região subtropical de Los Yungas, descendo 3.600 metros em apenas 64 km de extensão. A estrada foi construída na década de 1930 por prisioneiros de guerra paraguaios, após a Guerra do Chaco, e durante muitos anos foi a única ligação entre as duas regiões.

A estrada ganhou sua fama macabra por causa do alto número de acidentes e mortes que ocorriam no local. Segundo dados da Polícia Boliviana e da Organização Pan-Americana da Saúde, entre 1999 e 2003 houve 1.049 acidentes, com 96 pessoas mortas anualmente¹. Em 1995, o Banco Interamericano de Desenvolvimento a descreveu como "a estrada mais perigosa do mundo"².

Hoje em dia, existe uma nova estrada asfaltada e mais segura que conecta La Paz a Los Yungas, mas a antiga estrada da morte ainda é usada por moradores locais e por turistas aventureiros que buscam adrenalina e belas paisagens. Muitos viajantes se arriscam a descer a estrada de bicicleta, moto ou carro, seguindo algumas regras especiais de trânsito, como dar preferência a quem sobe e manter-se no lado esquerdo da via².

A estrada da morte também é uma porta de entrada para uma região rica em biodiversidade e cultura, onde se pode conhecer mais sobre dois recursos naturais que marcaram a história da Bolívia: a coca e o ouro. Los Yungas é uma zona de transição entre os Andes e a Amazônia, onde se cultiva a folha de coca há séculos para fins medicinais, religiosos e sociais. A região também foi palco de uma febre do ouro no século XX, que atraiu milhares de garimpeiros e deixou um legado de conflitos e impactos ambientais³.

Uma das cidades mais visitadas em Los Yungas é Coroico, que fica encravada em uma encosta verde-esmeralda, com um clima ameno e vistas panorâmicas. Coroico é um lugar ideal para relaxar depois da viagem estressante pela estrada da morte, além de oferecer opções de hospedagem, gastronomia e lazer para todos os gostos³.

Se você está procurando uma aventura inesquecível na Bolívia, não deixe de incluir a estrada da morte no seu roteiro. Mas lembre-se: é preciso ter muita coragem, cuidado e respeito para enfrentar esse desafio.

Espero que tenha gostado do rascunho. Você pode revisar, editar ou adicionar mais informações ao seu post. Se precisar de mais ajuda, é só me perguntar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário