Translate

sábado, 5 de janeiro de 2013

Onde fica a prisão de Guantánamo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... A Prisão de Guantánamo, oficialmente Campo de Detenção da Baía de Guantánamo, é uma prisão militar estadunidense, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantánamo, que, por sua vez, está incrustada na baía homônima, na província também homônima, na ilha de Cuba





A Base abriga três campos de detenção: Camp Delta, construído em 2002 e composto de 5 outros campos (1, 2, 3, 4 e Camp Echo), Camp Iguana e Camp X-Ray, atualmente fechado.


Desde 2002, os Estados Unidos utilizam a referida base (Prisão de Guantánamo) para deter prisioneiros terroristas ou, como o governo estadunidense os chama, "combatentes inimigos", esquivando-se, assim, dos direitos garantidos pela Convenção de Genebra (tratados assinados entre 1864 e 1949).


Os números de Guantánamo, de acordo com fontes relacionadas a direitos humanos e constitucionais, chega a cerca de 660 prisioneiros vindos de 43 diferentes países (sendo, em sua maioria, do Afeganistão e Iraque).

Além disso, a ONG Centro para os Direitos Constitucionais informa que existem presos com idades que variam de 13 a 80 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário