Translate

sábado, 12 de maio de 2012

Onde fica o Castelo dos contos de fada - Alemanha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O castelo mais espetacular é o de Neuschwanstein, situado na cidade de Füssen, a 132 km ao sudoeste de Munique. Eleva-se a quase mil metros de altitude, entre montanhas alpinas, numa paisagem deslumbrante.



Fonte: wikipedia Enciclopédia livre


Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "Castelo da Bela Adormecida", símbolo dos estúdios Disney.


Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "cartão postal" daquele país.


O complexo do castelo estende-se por 6.000 metros quadrados articulados em quatro andares e numerosas torres, com uma altura que atinge os 80 metros.


O castelo pode ser considerado como um monumento dedicado a Richard Wagner, o qual Luís II da Baviera admirava muito. De facto, muitas das suas salas são inspiradas em óperas do compositor alemão.



Luís II da Baviera empenhou todo o seu património na construção do castelo, supeintendendo os trabalhos; no entanto habitou durante muito pouco tempo nesta residência.
Luís II observou o avanço dos trabalhos directamente do castelo onde passou a infância, o vizinho Castelo de Hohenschwangau.


A Sala do Trono não tem trono: isto porque Luís II morreu antes que o trono ficasse completo, e por isso não foi mais colocado no seu lugar.
Uma das salas do castelo reproduz, de maneira muito realista, uma gruta com muitas estalactites e estalagmites, a qual possuiu uma cascata durante o reinado de Luís II.


Luís II, receando os danos, ordenou ao curador do castelo que interditasse as visitas dos curiosos depois da sua morte. Poucas semanas depois da morte do soberano, o castelo abriu as suas portas aos visitantes. É actualmente um dos lugares mais visitados da Alemanha em qualquer estação do ano.


Afirma-se ainda que este verdadeiro castelo de contos de fadas da Baviera terá inspirado o moderno castelo da Bela Adormecida na Disneylândia, símbolo da própria companhia Walt Disney.
Este castelo serviu de modelo no anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) como o castelo do deus grego do submundo, Hades.


Este castelo também serviu de fachada para a serie Os Feiticeiros de Waverly Place, onde seria a famosa "feitiço tec".


Exibir mapa ampliado

Um comentário:

  1. O Castelo aparece também ao final do filme "The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros" de 2014. Baseado em fatos reais um grupo busca obras de arte que foram roubadas durante a II Guerra Mundial pelos nazistas. E este castelo foi usado para esconder várias delas

    ResponderExcluir