Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pearl Harbor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pearl Harbor é uma base naval dos Estados Unidos e o quartel-general da frota estadunidense do Pacífico, na ilha de O'ahu, Havaí, perto de Honolulu.



Antes de ser utilizado como base militar pela marinha norte-americana, Pearl Harbor era uma baía pouco profunda chamada pelos havaianos de Wai Momi, o que significa "águas perolizadas" no idioma nativo [1] . Pearl Harbor era então considerado uma residência da deusa-tubarão Ka'ahupahau e do seu irmão Kahi'uka.


O porto era utilizado principalmente para a produção de ostras a pérolas até o fim do século XIX.
Os Estados Unidos e o reino havaiano assinaram um tratado de reciprocidade em 1875, completado pela convenção de 6 de dezembro de 1884 e ratificado em 1887. Em 20 de Janeiro de 1887 o senado dos Estados Unidos autoriza a Marinha a alugar Pearl Harbor como base naval.


Em troca, os Havaianos obtiveram o direito exclusivo de exportar açúcar aos Estados Unidos sem taxas alfandegárias. A Guerra hispano-americana de 1889 e a necessidade dos Estados Unidos de manter uma presença permanente no Oceano Pacífico conduziram o anexo do Havaí.


O ataque a Pearl Harbor por parte do Japão em 7 de dezembro de 1941 provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Memorial construído sobre os destroços da embarcação USS Arizona. É possível ver que o óleo armazenado nos tanques do navio continua fluindo até a superfície



Nenhum comentário:

Postar um comentário