sábado, 4 de fevereiro de 2012

Coreia do Norte

Um país em que não há internet nem celulares, e os visitantes de outros países são acompanhados por guias especiais até o seu retorno, é sempre interessante dar umas olhadas através do Google, porque não precisa permissão.


Coordenada: 37° 31′ 56″ N, 126° 57′ 0″ E                  



Fonte: Wikipedia - Enciclopédia livre 


A Coreia do Norte, é um país do Leste Asiático e a sua capital e maior cidade é Pyongyang. 
O Rio Amnok e o Rio Tumen formam a fronteira entre a Coreia do Norte e a República Popular da China. Uma seção do Rio Tumen no extremo nordeste é fronteira com a Rússia.


A península foi governada pelo Império Coreano até ser anexada pelo Japão, após a Guerra Russo-Japonesa de 1905. Ela foi dividida entre zonas de ocupação norte-americana e soviéticas em 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial. A Coreia do Norte recusou-se a participar da eleição supervisionada pelas Nações Unidas, feita em 1948, que levava à criação de dois governos coreanos separados para as duas zonas de ocupação. Ambos Coreia do Norte e Sul reivindicavam soberania sobre a península inteira, o que levou-os à Guerra da Coreia de 1950.



Um armistício de 1953 terminou o conflito; no entanto, os dois países continuam oficialmente em guerra entre si, visto que um tratado de paz nunca foi assinado. Ambos os Estados foram aceitos nas Nações Unidas em 1991. Em 26 de maio de 2009, a Coreia do Norte unilateralmente removeu o armistício.


A Coreia do Norte é um Estado unipartidário sob uma frente liderada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia.  O governo do país se autodeclara como seguidor da ideologia juche, desenvolvida por Kim Il-sung, ex-líder do país. Juche tornou-se a ideologia oficial do Estado quando o país adotou uma nova constituição em 1972, apesar de Kim Il-sung estar governando seu país sob uma política similar desde, pelo menos, o início de 1955. A Coreia do Norte é oficialmente uma república socialista, considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário