terça-feira, 12 de outubro de 2010

BELEM DO PARA - CIRIO DE NAZARÉ

Belém do Pará, é um município brasileiro, capital do estado do Pará. É considerada a maior cidade na linha do Equador, a segunda cidade mais populosa da região Norte e principal cidade da maio região metropolitana da Amazonia. Assemelhando-se a umapenínsula, cercada por água, áreas militares e de proteção ambiental, teve pouco espaço para expansão, ocasionando conurbação com municípios próximos dando origem à Grande Belém, que tem população estimada em 2,1 milhões de habitantes.

Fonte: Wikipédia - Encliclopédia livre

Coordenada 1° 27′ 21″ S, 48° 30′ 14″ W  no google mapa


O Círio de Nazaré , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Mundo e uma das mais tradicionais também,sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará. É celebrada anualmente no 2°domingo de outubro.
Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé.
O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.

No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã.
O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.

Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.



A mais grandiosa festa do Pará e um dos maiores acontecimentos religiosos realizados anualmente no território brasileiro teve mais uma edição com números impressionantes.A 217º edição do Círio de Nazaré reuniu cerca de 2,2 milhões de pessoas, com erca de 70 mil turistas que foram atraídos para a capital paraense neste período da festividade, composta por 11 romarias e que, juntas em procissão, reúnem mais de 4 milhões de pessoas. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre, do inicio ao final da festividade, mais de 129 km em aproximadamente 39 horas.


Segundo dados do Dieese, aproximadamente US$ 25 milhões foram gastos no Pará pelos visitantes durante o período da festa, considerada o Natal dos paraenses. Nos últimos anos, o número de turistas passou de 63 mil (em 2006), para 66 mil (em 2009).

Foi identificado que a maioria dos turistas que veio a Belém para o Círio é dos Estados do Maranhão, Amapá, Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre os estrangeiros que mais visitam Belém no início de outubro estão os que vêm da França, dos Estados Unidos e do Suriname, representando cerca de 10% do total. Os dados fazem parte do perfil socioeconômico e comportamental dos turistas quem vêm para o Círio, feito pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) a partir de informações coletadas nos períodos da manhã, tarde e noite, em locais de grande concentração de romeiros.


Os dados preliminares, segundo a Paratur, mostram que 40% do total de turistas são paraenses que moram fora do Estado, e o restante participa pela primeira vez do evento religioso. Do total de visitantes, cerca de 30% complementa para conhecer outros municípios paraenses, atraídos pelas praias, rios, gastronomia e manifestações culturais. Os locais mais procurados são os municípios de Salinópolis, Marapanim (praia de Marudá) e Maracanã (principalmente a Ilha de Algodoal). No arquipélago do Marajó, os mais procurados são Soure e Salvaterra, distantes cerca de 3 horas de barco da capital.


A pesquisa também concluiu que cerca de 60% dos turistas que vêm para o Círio ficam hospedados em casas de parentes, e os demais em hotéis. A maior parte deles tem a opção pelo transporte aéreo, enquanto o restante utiliza ônibus. Um pequeno número chega de barco. Os maranhenses são os que mais utilizam o transporte rodoviário, por meio de caravanas organizadas para a festividade.

Com uma média diária de 80 voos no aeroporto internacional Val de Cans, no período do Círio as companhias aéreas ofereceram 56 voos extras, 24 a mais do que em 2009, quando foi registrado um movimento acima de 103 mil passageiros. Neste ano, o aumento foi de cerca de 30%.

Tudo indica que as festividades do Círio do Nazaré possam integrar o portfólio de eventos que o Brasil está inserindo na operadora Opera Romana, responsável junto ao Vaticano pelos roteiros oferecidos a católicos do mundo inteiro. Uma comissão da operadora estará participando da Feira das Américas, na Abav, justamente para completar estudos iniciados desde o inicio deste ano em trabalho conjunto com o Ministério do Turismo, a Embratur e núcleos católicos do Brasil.

Veja mais fotos da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário