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sábado, 7 de janeiro de 2012

Coordenadas onde titanic afundou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Ao anoitecer de domingo, 14 de abril de 1912, a temperatura tinha caído para quase congelamento e o oceano estava calmo. A Lua não era visível (estando dois dias antes da Lua Nova), e o céu estava limpo. O Capitão Smith, em resposta aos avisos de icebergs recebidos pelo rádio nos dias anteriores, traçou um novo curso que levava o navio um pouco mais o sul.




Às 13:45 daquele dia, uma mensagem do Amerika avisou que grandes icebergs estavam no caminho do Titanic, porém, já que Jack Phillips e Harold Bride, os operadores do dispositivo Marconi de rádio, eram empregados da Marconi e pagos para retransmitir mensagens de e para os passageiros, eles não estavam focados em retransmitir para a ponte mensagens "não essenciais" sobre gelo. Mais tarde naquela noite, outro aviso de um grande número de icebergs, desta vez do Mesaba, também não chegou à ponte.


Às 23h40, enquanto navegavam a 640 km dos Grandes Bancos da Terra Nova, os vigias do mastro, Frederick Fleet e Reginald Lee, avistaram um iceberg bem em frente do navio. Fleet imediatamente tocou o sino de alerta do mastro três vezes e ergueu o comunicador para falar com a Ponte. Preciosos segundos se perderam até que o comunicador foi atendido pelo Sexto Oficial Paul Moody onde Fleet gritou "Iceberg bem em frente". O Primeiro Oficial William Murdoch deu ao timoneiro Robert Hitchens a ordem de "tudo a estibordo", e ajustou as máquinas para ré ou para parar, o testemunho dos sobreviventes é conflituoso.


 A proa do navio começou a deslocar-se do obstáculo e, 47 segundos após o avistamento do iceberg, houve o choque. O iceberg "arranhou" o lado estibordo (direito) do navio, deformando e cortando o casco, e soltando os rebites abaixo da linha d'água por uma extensão de 90 m. Enquanto a água entrava nos compartimentos dianteiros, Murdoch acionou o fechamento das portas à prova d'água. O navio conseguiria ficar flutuando com quatro compartimentos inundados, mas os cinco primeiros compartimentos foram rasgados e estavam fazendo água.


Os compartimentos inundados faziam a proa do navio ficar mais pesada, causando a entrada de mais água. Vinte minutos após a colisão, a proa já começava a inclinar. Além disso, por volta de 130 minutos após a colisão, a água começou a passar do sexto para o sétimo compartimento sobre a antepara que as dividia. O Capitão Smith, alertado pelo solavanco do impacto, chegou à ponte e ordenou parada total.


Pouco depois da meia-noite de 15 de abril, após uma inspeção feita por oficiais do navio e por Thomas Andrews, foi ordenado que os botes fossem preparados para lançamento e que sinais de socorro começassem a ser enviados.
Às 2h20 o navio mergulha a pique pelas profundezas do oceano.


Visualizar Titanic em um mapa maior

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os degraus da Índia

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Os degraus que parece não ter fim foram construídos para manter a quantidade de água nos reservatórios em determinada épocas do ano, encontradas no oeste da Índia e também no Paquistão.



Coordenadas: Índia

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CAVERNA DO DIABO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... A Caverna do Diabo é um lugar que merece ser visitado pessoalmente. A apenas 280 quilômetros de São Paulo, no município de Eldorado, São Paulo. Dos 3 mil e 200 metros de extensão da caverna, apenas 400 metros estão livres para os turistas. Desde sua descoberta, sua história é povoada pelas mais incríveis lendas.



Fonte: Wikipedia - Enciclopédia livre

Esta área dispõe de sistema de som e luz, passarelas, escadas e corrimãos. A longa estrada de terra que conduz à caverna e os sobes e desces em seu interior, constitui, sem dúvida, uma aventura para quem tem fôlego.


A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar.


As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em três centímetros por século, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior.


De um lado ao outro da caverna registra-se um desnível de 150 metros, o que impossibilita o acesso de pessoas inexperientes na maior parte de sua extensão. Somente espeleólogos têm permissão para ultrapassar os limites pré-determinados.


As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral. A beleza do lugar dá asas à imaginação. Talvez, por isso, algumas dessas formas ficaram eternizadas com nomes um tanto quanto estranhos: Cabeça de Ema, Guardião, Galeria dos Órgãos, Pia Batismal, Branca de Neve, Cemitério, Perfil de Buda, Reis Magos, Templo Perdido, Caldeirão do Diabo e Torre de Pisa.


Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, aberto aos turistas. E descendo, à esquerda, acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão. Neste trecho, que parece conduzir ao centro da Terra, é proibida a entrada, pois o terreno é extremamente acidentado e perigoso.


Outras coisas fascinantes podem ser vistas lá em baixo, num percurso, ora dentro das águas do ribeirão, ora nas rochas. São cachoeiras, lençóis de água e o lago do Silêncio, com 200 metros de extensão. Em alguns momentos, para se ultrapassar os obstáculos, é necessário o uso de cordas até ter a certeza de estar pisando em solo seguro.


 Dentro da caverna, o silêncio só é quebrado pelas águas que deslizam pelas rochas. Mas, lá dentro, o som é diferente. No interior da caverna tem-se a impressão de estar no maior lugar do mundo e, ao mesmo tempo, no menor cantinho, prestes a desabar. No ar sente-se o cheiro do perigo.


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Veja postagens anteriores

Formações rochosa em arenito formada ao longo dos séculos

O Umbigo do Mundo

Algumas dicas do google mapas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O maior monumento budista do mundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Situa-se na parte central da ilha de Java, aproximadamente a 40 km ao noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos centros de cultura javanesa tradicional. Atualmente é a atração turística mais popular da Indonésia.


Coordenadas: Coordenadas: 7° 36′ 29″ S, 110° 12′ 14″ E 

Fonte: Wikipedia - Enciclopédia livre 

Foi construído no século VIII, originalmente como um templo hinduista. Posteriormente sua construção foi continuada como um stupa budista.


Com o advento do islamismo à ilha de Java, foi abandonado e envolvido, com o passar dos anos, pela selva até a sua redescoberta em 1814 por colonos ingleses. A Unesco promoveu um programa para sua reconstrução e recuperação que findou em 1983.


A história desse monumento ainda não está totalmente esclarecida. Os cientistas que estudam a antiguidade da Indonesia frequentemente se deparam com gravuras em pedras de difícil solução.


 Contudo, não se conservou nenhuma inscrição sobre a construção do Borobodur, que esclarecesse sua causa e o tempo em que foi construído.


Por isso não é possível saber precisamente o ano de início de sua construção e nem o de término.


Visualizar -7.607888, 110.203734 em um mapa maior

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Transamazônica - Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... A Rodovia Transamazônica (BR-230), é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4.977 km de comprimento, cortando sete estados brasileiros.


 Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas.



Foi inaugurada em 30 de agosto de 1972,  projetada para conectando as regiões Norte e Região Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração.


No mapa abaixo pode-se ver onde inicia e termina a rodovia, e alguns trechos ao longo da rodovia, tais como Serra pelada no Pará,

Quase 20 anos depois de o governo fechar aquela que foi a maior mina de ouro a céu aberto do mundo, será agora toda mecanizada. A empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc., conquistou a permissão para explorar a área.
Fordlândia (um projeto de Henry Ford no Amazônia para explorar borracha, que foi totalmente desativado.


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